L’éphémère question des viols collectifs en France (2000-2002): étude d’une panique morale

Autores/as

  • Laurent Mucchielli Université de Versailles/Saint-Quentin en Yvelines

Palabras clave:

Mídia, Moral, Violência, Sociologia.

Resumen

O artigo analisa um exemplo de “pânico moral” acontecido na França, no início dos anos 2000, a propósitode estupros coletivos. O autor lembra o contexto de medo coletivo frente aos jovens filhos de imigrantesmoradores dos subúrbios e suspeitos de praticar uma religião perigosa (o Islã), e ainda o contexto de umperíodo de eleições políticas nacionais. Ele analisa os mecanismos de propagação do pânico moral namídia e mostra que os meios de comunicação reforçaram o medo e o estigma desses moradores, territóriose religião. Finalmente, confronta a visão midiática dos estupros coletivos com as pesquisas em ciênciassociais que contradizem todos os argumentos do pânico midiático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laurent Mucchielli, Université de Versailles/Saint-Quentin en Yvelines

Sociólogo, pesquisador do CNRS, professor na Université de Versailles/Saint-Quentin en Yvelines, diretor do Centre de Recherches Sociologiques sur le droit et les institutionspénales (CESDIP, UMR 8183).

Cómo citar

MUCCHIELLI, Laurent. L’éphémère question des viols collectifs en France (2000-2002): étude d’une panique morale. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 8–30, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15537. Acesso em: 25 may. 2025.