“Seja diferente. Seja você”: Romantismo, Pós- Feminismo e Consumismo nas Páginas da Revista Capricho

Autores/as

  • João Freire Filho ECO/UFRJ

Palabras clave:

Comunicação, Gênero, Impressos

Resumen

As revistas femininas juvenis constituem, desde os anos 1990, um importante segmento do nosso mercado editorial. Quais as possíveis implicações da popularidade de tais artefatos midiáticos para as batalhas em torno das definições culturais da feminilidade? A fim de tentar responder a esta questão, examino, neste artigo, a construção discursiva das “adolescentes da nova geração” nas páginas da revista Capricho. Meu objetivo é realçar as diversas conexões entre as representações alegadamente “empoderadoras” de garotas independentes e autênticas e os discursos cognatos  do pós-feminismo e do consumismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Freire Filho, ECO/UFRJ

Jornalista, Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-RJ, professor-adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Cómo citar

FILHO, João Freire. “Seja diferente. Seja você”: Romantismo, Pós- Feminismo e Consumismo nas Páginas da Revista Capricho. Logos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 166–185, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15307. Acesso em: 17 jun. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a