LUZ, CÂMERA, CIDADE:efeitos da aceleração urbana na tela do cinema

Autores/as

  • Vanessa Paiva UERJ

Palabras clave:

Comunicação, Cidade

Resumen

Este artigo procura discutir os conceitos de aceleração e hiperestímulo sensoriais, tal como propostos por Georg Simmel e Walter Benjamin. Ambos os autores, a par de suas diferenças, possuem, em última instância, uma mesma análise do mundo moderno: a de ansiedade sensorial promovida a partir da intensificação urbana ocorrida na virada do século XIX. O recorte feito para observar tais pressupostos parte da construção perceptiva dos sujeitos face à chegada dos entretenimentos comerciais na vida moderna.

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Biografía del autor/a

Vanessa Paiva, UERJ

Mestre em Comunicação Social, com ênfase em Novas Tecnologias e Cultura – UERJ (2005), bacharel em Comunicação Social – PUC-Rio (2001), professora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos e colaboradora de conteúdo do site http://www.agenciacartamaior.com.br, seção “Arte e Cultura”.

Cómo citar

PAIVA, Vanessa. LUZ, CÂMERA, CIDADE:efeitos da aceleração urbana na tela do cinema. Logos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 137–152, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15304. Acesso em: 16 jun. 2025.