Medo e horror na cobertura jornalística dos ataques do PCC em São Paulo

Autores/as

  • Mônica Cristine Fort UFSC

Palabras clave:

Comunicação, Sociologia, Crime

Resumen

O presente artigo analisa a cobertura jornalística dos ataques da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) a São Paulo em maio de 2006. O referencial teórico envolve as relações de saber e poder de Foucault e a genealogia de Nietzsche. O texto procura demonstrar a necessidade de uma reflexão transdisciplinar sobre a questão da violência e do sistema prisional, a partir da análise estrutural do sistema e dos discursos que se produzem sobre o tema, principalmente o jornalístico, uma vez que o jornalismo ocupa lugar privilegiado na produção de discursos tidos como verdadeiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Cristine Fort, UFSC

Doutora em Engenharia da Produção, área de concentração em Mídia e Conhecimento (UFSC), Mestre em Educação (PUCPR), jornalista, professora e diretora do curso de Comunicação Social – Jornalismo da PUCPR.

Cómo citar

FORT, Mônica Cristine. Medo e horror na cobertura jornalística dos ataques do PCC em São Paulo. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 133–145, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15236. Acesso em: 28 may. 2025.