Em busca de uma “razão sensível” no reino da cultura de massa

Autores/as

  • Jorge Coelho Soares UERJ

Palabras clave:

Música, Modernidade, Barbárie.

Resumen

O artigo pretende – com a análise de obras escolhidas de Paul Klee, Salvador Dali e Max Ernst, e com uma peça musical de Schoenberg – fazer uma metáfora da modernidade. O trabalho discute o objeto da arte em Benjamin, com o objetivo de reafirmar sua mensagem: a de que devemos fazer um esforço intenso e permanente para construir um mundo onde a arte possa criar em nós uma sensibilidade capaz de resistir à barbárie.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Coelho Soares, UERJ

Professor, pesquisador do Instituto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Mestrado em Direito da Cidade e do Mestrado em Comunicação, UERJ.

Cómo citar

SOARES, Jorge Coelho. Em busca de uma “razão sensível” no reino da cultura de massa. Logos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 33–44, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14719. Acesso em: 13 jul. 2025.