Mídia, Interação e Eventos de Massa: um estudo de caso
Palabras clave:
Comunicação, EspaçoResumen
Este artigo analisa a interação entre músicos e público em shows de massa com base em um estudo de caso. Partindo da conceituação proposta por Goffman paraa redefinição do paradigma diádico como modelo para a análise da conversação - com ênfase na noção de “receptor ratificado” - o trabalho examina uma situação narrada por um músico entrevistado. O propósito é demonstrar que as estratégias por ele utilizadas para contornar situações ocorridas na interação com o público presente aos estádios em eventos com transmissão televisiva ao vivo permitem abrir o leque dos eventos passíveis de análise com este instrumental teórico, ao mesmo tempo em que permitem explorar uma perspectiva de análise de fenômenos conformados pela comunicação de massa com base nos conceitos propostos pela microsociologia. Para tanto, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira, exponho alguns pontos da conceituação propostapor Goffman em torno da discussão sobre“participação ratificada”. Na segunda, relatoa história a ser aqui analisada e procuro em seguida examiná-la com base na conceituação goffmaniana. Finalmente, busco apontar algumas formas pelas quais esta conceituação ajuda a pensar sobre a comunicação de massa e sobre determinados fenômenos porela engendrados, em especial no que diz respeito à noção de “lugar” e seus limites geográficos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
COELHO, Maria Claudia. Mídia, Interação e Eventos de Massa: um estudo de caso. Logos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 13–16, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13371. Acesso em: 12 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.