A construção desigual do conhecimento e o controle social dos serviços públicos de educação e saúde no Rio de Janeiro

Autores/as

  • Victor Vincent Valla Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)

Resumen

Coordenei alguns anos um núcleo de estudos e pesquisas chamado Educação, Saúde e Cidadania, cujo objetivo principal é o de subsidiar os movimentos populares na zona norte do Rio de Janeiro através de uma investigação sobre o acesso aos serviços pela população trabalhadora e sobre a própria concepção que os setores organizados têm da saúde. Esta proposta tem obrigado aos membros do núcleo a pensar sistematicamente sobre a relação daqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos, tanto quanto profissionais de saúde e de educação, com os setores organizados da população trabalhadora. O presente trabalho procura sistematizar e interpretar algumas questões que mobilizaram a atenção do núcleo (e ainda se configuram como extremamente importantes).Para isso, no entanto, é necessário percorrer alguns passos já conhecidos pormuitos que trabalham com movimentos populares, educação popular e processosde comunicação (emissão-recepção eimagem).

Biografía del autor/a

Victor Vincent Valla, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)

Prof. Titular da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). PhD/Washington/USA (1996); membro do Núcleo de Educação, Saúde e Cidadania (DeptºCiências Sociais); membro do Núcleo de Doenças Endêmicas Samuel Pessoa; Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas de Leopoldina (CEPEL).

Cómo citar

Vincent Valla, V. (2015). A construção desigual do conhecimento e o controle social dos serviços públicos de educação e saúde no Rio de Janeiro. Logos, 3(1), 39–43. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13174

Número

Sección

Relato de Experiência