A estrutura mítica narcísica no imaginário midiático e nas selfies

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49172

Palabras clave:

Comunicação, Imaginário midiático

Resumen

O artigo discute o modo como o imaginário midiático e as selfies atualizam o mitologema do mito grego de Narciso. Partindo de um diagnóstico cultural sobre as selfies, argumenta-se como esta narrativa de estética fugaz reforça a compulsão pela imagem e a pasteurização da subjetividade. Vinculando as selfies ao macroambiente midiático, explica-se este sob o conceito de imaginário em Kamper (2016) e mediosfera em Contrera (2010). Em seguida, explica-se de que modo a estrutura mítica, o mitologema, do mito grego de Narciso se encarna no imaginário midiático e nas selfies, a partir de autores como Hollis (2005) e Brandão (2013, 2014). A estratégia metodológica é a pesquisa bibliográfica de caráter interdisciplinar, de forma a articular selfies, imaginário midiático e o mitologema de Narciso. Neste sentido, o artigo, de natureza teórica, contribui criticamente para analisar como essas instâncias reforçam padrões de visibilidade e comunicação narcísicas presentes na atualidade.

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Biografía del autor/a

Fabio Henrique Ciquini, Faculdade Cásper Líbero

Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisador vinculado ao CISC (Centro Interdisciplinar de semiótica da cultura e da mídia) PUC-SP.  Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero.

Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, São Paulo, Brasil

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

CIQUINI, Fabio Henrique. A estrutura mítica narcísica no imaginário midiático e nas selfies. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49172. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49172. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'