Como o jornalismo literário aliado ao jornalismo científico pode potencializar a divulgação da ciência

Autores/as

  • Henrique Rodrigues Fontes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.38542

Palabras clave:

Jornalismo, Jornalismo Científico, Jornalismo Literário

Resumen

Diante da crise que afeta a ciência nacional, a divulgação científica emerge como uma alternativa para reiterar a indiscutível importância das pesquisas para a sociedade. Nesse sentido, o Jornalismo Literário (JL), através de suas técnicas, pode ser utilizado como uma importante ferramenta para atrair os mais diversos leitores ao universo científico. Por isso, o objetivo deste artigo foi estudar, por meio de revisão bibliográfica e de três entrevistas com especialistas, como o JL, aliado ao Jornalismo Científico, pode contribuir para aumentar o interesse e o entendimento da sociedade sobre a ciência no Brasil. No trabalho, foi observado que o JL atua com grande eficiência para tornar a ciência mais atraente aos olhos de quem ainda se encontra distante de seu mundo, colaborando para aproximar o leitor comum de temas considerados mais complexos, mas extremamente relevantes ao público em geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Rodrigues Fontes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Jornalista profissional graduado pela Universidade de Araraquara (SP). Atualmente cursa especialização em jornalismo científico pela UNICAMP. Trabalha como jornalista da Rádio UFSCar e da USP, ambas instituições localizadas em Sâo Carlos (SP).

Publicado

2019-02-28

Cómo citar

FONTES, Henrique Rodrigues. Como o jornalismo literário aliado ao jornalismo científico pode potencializar a divulgação da ciência. Logos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 150–165, 2019. DOI: 10.12957/logos.2018.38542. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/38542. Acesso em: 9 may. 2025.