Como o jornalismo literário aliado ao jornalismo científico pode potencializar a divulgação da ciência
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2018.38542Palabras clave:
Jornalismo, Jornalismo Científico, Jornalismo LiterárioResumen
Diante da crise que afeta a ciência nacional, a divulgação científica emerge como uma alternativa para reiterar a indiscutível importância das pesquisas para a sociedade. Nesse sentido, o Jornalismo Literário (JL), através de suas técnicas, pode ser utilizado como uma importante ferramenta para atrair os mais diversos leitores ao universo científico. Por isso, o objetivo deste artigo foi estudar, por meio de revisão bibliográfica e de três entrevistas com especialistas, como o JL, aliado ao Jornalismo Científico, pode contribuir para aumentar o interesse e o entendimento da sociedade sobre a ciência no Brasil. No trabalho, foi observado que o JL atua com grande eficiência para tornar a ciência mais atraente aos olhos de quem ainda se encontra distante de seu mundo, colaborando para aproximar o leitor comum de temas considerados mais complexos, mas extremamente relevantes ao público em geral.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-02-28
Cómo citar
FONTES, Henrique Rodrigues. Como o jornalismo literário aliado ao jornalismo científico pode potencializar a divulgação da ciência. Logos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 150–165, 2019. DOI: 10.12957/logos.2018.38542. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/38542. Acesso em: 9 may. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.