Quilombos virtuais: as novas expressões de (re)territorialização, resistência, ativismo e empoderamento negro nas redes sociais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.36152

Palavras-chave:

territorialização, ativismo, resistência negra.

Resumo

O presente artigo busca analisar os processos, fluxos e refluxos, de desterritorialização e territorialização, no contexto da diáspora negra no Brasil.  Através dos conceitos de quilombismo e comunidade, examinará as comunidades virtuais “Ponte para Pretx e “Intelectuais Negras: escrita de si mesma localizadas no Facebook, articulando ponderações e reflexões em torno dos processos de empoderamento negro, ativismo, solidariedade e resistência negra, nucleados na ideia de comunidade virtual. Desta maneira, através dos pressupostos da hermenêutica histórica, a pesquisa demonstrará de que maneira as comunidades virtuais fortalecem a cultura negra, segundo a potência de construir territórios de sentido às populações negras brasileiras em torno de arranjos e organizações sociais e culturais.

Biografia do Autor

Cristiano Henrique dos Santos, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor (2009) e Mestre (2002) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ). Possui graduação em HISTÓRIA pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Foi professor / sub-coordenador de curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho. Tem experiência nas áreas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de marketing e opinião pública, estudos de audiência e de programação, planejamento estratégico, publicidade e propaganda, além de estudos acadêmicos sobre comunidades religiosas de matriz africana. Atualmente, se dedica a pesquisas sobre Intolerância Religiosa e Metodologias de Pesquisa nas Redes Sociais. É pesquisador do LECC-UFRJ - Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária - e do LACOOPS-UFF.Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Foi responsável pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Mediator Pesquisa (filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa / Abep)

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

dos Santos, C. H., & da Silva, R. N. (2019). Quilombos virtuais: as novas expressões de (re)territorialização, resistência, ativismo e empoderamento negro nas redes sociais. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.36152