As relações entre ética, moral e comunicação em três âmbitos da experiência intersubjetiva

Autores/as

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.338

Palabras clave:

comunicação, processos ético-morais, reconhecimento social.

Resumen

Processos comunicativos ético-morais ganham concretude por meio da linguagem, em três âmbitos da experiência intersubjetiva: a troca argumentativa voltada para o entendimento e/ou solução de problemas coletivos (via ampliação da percepção particular e consideração do ponto de vista dos outros); a demanda por reconhecimento social, que aproxima a auto-realização dos sujeitos de sua socialização; e a produção mediática de representações que estimulam continuamente sentimentos morais voltados ao outro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Doutora em Comunicação Social pela UFMG e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero (SP).

Publicado

2010-03-09

Cómo citar

MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro. As relações entre ética, moral e comunicação em três âmbitos da experiência intersubjetiva. Logos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 54–66, 2010. DOI: 10.12957/logos.2009.338. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/338. Acesso em: 7 jul. 2025.