O amor é político:

notas sobre amor mundi em Hannah Arendt

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.81029

Abstract

A proposta do artigo se desenvolve no intuito de apresentar as reflexões sobre amor pela perspectiva de Hannah Arendt. Mesmo não sendo um dos temas centrais das contribuições de Arendt, em alguma medida, a ideia de amor permeou seus estudos. As maiores reflexões nasceram com a ideia de amor mundi ao reconfigurar o pensamento de Santo Agostinho e reposicionar o amor mundano como construtor do mundo. Assim, a ideia de amor mundi de Hannah Arendt se aproxima da sua compreensão sobre ação política dentro do espaço público para a edificação do mundo e se afasta do amor idealizado pela doutrina cristã enquanto demonstração de afeto privado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Muriel Emídio Pessoa do Amaral, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor colaborador do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutor em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), bolsista Capes. Mestre e Doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), doutorado sanduíche em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, Portugal.

Published

2024-11-21

How to Cite

AMARAL, Muriel Emídio Pessoa do. O amor é político:: notas sobre amor mundi em Hannah Arendt. Logos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/logos.2024.81029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/81029. Acesso em: 7 jul. 2025.

Issue

Section

"Amor da cabeça aos pés" (vol. 2): "Lésbicas devem voltar à torre"

Most read articles by the same author(s)