Subjetividades em relação: diálogos entre o modelo praxiológico da Comunicação e perspectivas feministas do Sul Global

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.52891

Keywords:

Processos Comunicacionais, Feminismos, Sul Global

Abstract

Este artigo discute como os processos comunicacionais, em interface com perspectivas feministas do Sul Global, corroboram com a construção de um olhar crítico às formas de dominação e mais sensível às resistências e redes de solidariedades do que as noções feministas hegemônicas. Para isso, traçamos um panorama do modo como a colonialidade do saber se materializou na distribuição desigual entre as mulheres, estabelecendo uma sujeita do feminismo a partir da noção universalista partidária do movimento que toma o ocidente como sujeito absoluto – reverberando diretamente na produção de conhecimento feminista. Discutimos ainda o papel da comunicação na construção, contestação e subversão de sentidos, tecendo reflexões a partir de inquietações de teóricas feministas descentralizadas. Por fim, argumentamos que a forma pela qual os processos comunicacionais, na afetação do comum, podem possibilitar a construção de novos sentidos, mais plurais e sensíveis às vozes anteriormente negligenciadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nathália de Sousa Fonseca, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de
Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa). Bolsista Capes.

Danila Gentil Rodriguez Cal, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do grupo de pesquisa "Comunicação, Política e Amazônia".

Rosângela Araújo Darwich, Universidade da Amazônia (Unama)

Doutora em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Estágio pós-doutoral na Universidade Protestante de Freiburg (Alemanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de graduação em psicologia da Universidade da Amazônia (Unama). 

Published

2020-11-27

How to Cite

FONSECA, Nathália de Sousa; CAL, Danila Gentil Rodriguez; DARWICH, Rosângela Araújo. Subjetividades em relação: diálogos entre o modelo praxiológico da Comunicação e perspectivas feministas do Sul Global. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.52891. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/52891. Acesso em: 10 may. 2025.

Issue

Section

Articles