Fotografia contra Vontade: as fotografias de Dorothea Lange dos campos de concentração dos Estados Unidos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49266

Keywords:

Dorothea Lange, campos de concentração, japoneses-americanos

Abstract

Este artigo tem como objeto principal as imagens que Dorothea Lange produziu para o governo estadunidense dos campos de concentração para japoneses-americanos durante a guerra do Pacífico (1941-1945). Considerando o contexto das políticas raciais, as restrições visuais sobre os campos e a forma como as imagens foram produzidas, suprimidas e comentadas, percebemos que algumas das imagens de Lange resistem à inscrição original, produzindo um contra-arquivo frente à vontade inaugural que as produziu. Propomos aqui uma atenção às imagens dos corpos imóveis, sugerindo ali uma resistência à demanda da “inclusão” no futuro da estado-nação liberal.

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Author Biography

André Keiji Kunigami, University of North Carolina at Chapel Hill

graduado pela UFRJ, mestre pela UFF e doutor pela Cornell University (Ithaca, NY). Atualmente é pós-doutorando na University of North Carolina at Chapel Hill. Pesquisa cinema e imagens em movimento, teoria crítica racial e regimes estéticos das tecnologias eugenistas, com foco no cinema silencioso brasileiro e japonês.

Published

2020-06-05

How to Cite

KUNIGAMI, André Keiji. Fotografia contra Vontade: as fotografias de Dorothea Lange dos campos de concentração dos Estados Unidos. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49266. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49266. Acesso em: 12 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'