Fotografia contra Vontade: as fotografias de Dorothea Lange dos campos de concentração dos Estados Unidos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49266

Palabras clave:

Dorothea Lange, campos de concentração, japoneses-americanos

Resumen

Este artigo tem como objeto principal as imagens que Dorothea Lange produziu para o governo estadunidense dos campos de concentração para japoneses-americanos durante a guerra do Pacífico (1941-1945). Considerando o contexto das políticas raciais, as restrições visuais sobre os campos e a forma como as imagens foram produzidas, suprimidas e comentadas, percebemos que algumas das imagens de Lange resistem à inscrição original, produzindo um contra-arquivo frente à vontade inaugural que as produziu. Propomos aqui uma atenção às imagens dos corpos imóveis, sugerindo ali uma resistência à demanda da “inclusão” no futuro da estado-nação liberal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Keiji Kunigami, University of North Carolina at Chapel Hill

graduado pela UFRJ, mestre pela UFF e doutor pela Cornell University (Ithaca, NY). Atualmente é pós-doutorando na University of North Carolina at Chapel Hill. Pesquisa cinema e imagens em movimento, teoria crítica racial e regimes estéticos das tecnologias eugenistas, com foco no cinema silencioso brasileiro e japonês.

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

KUNIGAMI, André Keiji. Fotografia contra Vontade: as fotografias de Dorothea Lange dos campos de concentração dos Estados Unidos. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49266. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49266. Acesso em: 28 jul. 2025.

Número

Sección

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'