"Technomagie": A natureza da mutação antropológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2008.397Keywords:
Imaginário pós-moderno, comunhão, subversão, novas mídias.Abstract
Na pós-modernidade, a tecnologia não desempenha mais o papel de logos. Antes, torna-se “tecnomagia”, totem em torno do qual as tribos pós-modernas atualizam a experiência do êxtase místico. Tal experiência se apresenta, por vezes, como simples vibração em torno de um corpo comunitário e, por outras, como explosão do si em direção a algo maior. O tipo de laço que daí resulta não mais repousa sobre um contrato racional e abstrato – contrato social – mas sobre um pacto cujas emoções, paixões, encantamentos e símbolos partilhados tornam-se as novas matrizes do estar-junto.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2010-05-03
How to Cite
SUSCA, Vincenzo. "Technomagie": A natureza da mutação antropológica. Logos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2 (2008), p. 30–46, 2010. DOI: 10.12957/logos.2008.397. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/397. Acesso em: 8 may. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.