Espaço como metáfora da subjetivação

Authors

  • Nízia Villaça UFRJ

Keywords:

Comunicação, Espaço

Abstract

Na Atenas contemporânea, afirma Certeau, os transportes se chamam metaphorai. Para ir ao trabalho ou voltar para casa, toma-se uma metáfora. Os relatos poderiam, também, sugere o autor, ter este belo nome, enquanto organizadores de lugares (Certeau, 1994, p.199). Uma leitura que siga os percursos espaciais, a distribuição de lugares, a maior ou menor distância nos contatos, muito poderá revelara respeito dos processos de subjetivação que se sucedem e se transformam constantemente,desde que se desistiu da ficção de um sujeito já dado, substancial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nízia Villaça, UFRJ

Professora Dra. em Literatura da ECO/UFRJ. Coordenadora do Grupo Ethos:”Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais”. Autora de vários ensaios e dos livros Cemitério de Mitos: Uma leitura de Dalton Trevisan, publicadopela Editora Diadorim e Paradoxo do Pós-moderno, publicado pela UFRJ.

How to Cite

VILLAÇA, Nízia. Espaço como metáfora da subjetivação. Logos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 28–30, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13379. Acesso em: 11 may. 2025.