Carrefour e diversitywashing

percepção do público no Instagram sobre campanhas com influenciador Phellyx

Autores

  • Beatriz Brandão Polivanov UFF
  • Nathalia Basil UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.88705

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir como o Carrefour Brasil busca construir novos significados sobre quem é a marca e renovar as impressões que causa no seu público consumidor, após o envolvimento do varejista no assassinato de João Alberto Freitas, em novembro de 2020. Realizamos uma análise dos comentários que receberam os vídeos de duas campanhas publicitárias da parceria da rede de supermercados com influenciador Phellyx, homem negro e gay, realizadas entre março e abril de 2024. Discorremos sobre a noção de diversitywashing, no que diz respeito ao reposicionamento da marca, que passa a atrelar seus conteúdos a pessoas negras e membros da comunidade LGBTQIA+ com maior frequência. Apontamos para um posicionamento mais crítico do público na segunda campanha, ainda que os vídeos tenham tido recepção positiva de modo mais amplo. 

Biografia do Autor

Beatriz Brandão Polivanov, UFF

Docente do PPGCOM da Universidade Federal Fluminense.

Nathalia Basil, UFF

Nathália Basil é doutoranda em comunicação (PPGCOM/UFF), mestra em relações étnico-raciais (PPRER/CEFET-RJ), pós-graduada em branding (IED-Rio), graduada em administração (UFF).

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Polivanov, B. B., & Basil, N. (2025). Carrefour e diversitywashing: percepção do público no Instagram sobre campanhas com influenciador Phellyx. Logos, 31(3), 140–154. https://doi.org/10.12957/logos.2024.88705

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"