Comunicação Organizacional e Diversidades: sentidos propostos pela revista Exame

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.86294

Resumo

Neste texto temos por objetivo compreender e problematizar os sentidos de diversidade que a Revista Exame faz circular sobre grupos minorizados e suas caracterizações. Partimos da premissa de que essa mídia, em perspectiva discursiva, ocupa lugar de modelar, orientando as percepções de lideranças empresariais (gestores, empresários, investidores) sobre diferentes temas, como o das diversidades. Dentre outras coisas, essa influência tende a se traduzir em cultura organizacional, portanto na forma como as diversidades podem se fazer presentes nas organizações. A perspectiva metodológica é a análise do discurso e o corpus é constituído por todos os materiais veiculados nas 24 edições da revista, em 2019, que se relacionam às “diversidades” e/ou “diferenças”. Os resultados mostram que as abordagens são isoladas e simplistas, indicando que o valor das diferenças está na sua aplicação e utilidade para a gestão.

Biografia do Autor

Sérgio Gabriel Fajardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (UFRGS) e bolsista CAPES. Mestre em Comunicação (UFRGS). Relações-Públicas. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: sfajardopoa@hotmail.com.

Rudimar Baldissera, UFRGS

Doutor em Comunicação Social. Mestre em Comunicação/Semiótica. Professor e pesquisador na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista produtividade do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS. E-mail: rudimar.baldissera@ufrgs.br.

Diego Silva, UFRGS

Professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Relações-públicas. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: diego.wander@ufrgs.br.

Bruno vinhola, UFRGS

Professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), Mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos). Jornalista e Relações-públicas. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: bruno.vinhola@ufrgs.br.

Renata Kehl, UFRGS

Menstranda em Comunicação (UFRGS) e bolsista CAPES. Relações-Públicas (FEEVALE). Membra do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: renatakehl@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Fajardo, S. G., Baldissera, R., Wander Santos da Silva, D., Vinhola, B., & Kehl, R. K. (2025). Comunicação Organizacional e Diversidades: sentidos propostos pela revista Exame . Logos, 31(3), 72–87. https://doi.org/10.12957/logos.2024.86294

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"