O Discurso da Diversidade e a Resposta Social dos Públicos

Authors

  • Patricia Milano Persigo Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiana da Costa Pereira Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-3423-2913
  • Filipe Bordinhão dos Santos Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.84418

Abstract

As tecnologias da informação e da comunicação têm interferido nas diversas dimensões da vida humana. Com as redes sociais, oportunizou-se aos indivíduos a experiência de serem também produtores de conteúdo, afetando diretamente no relacionamento com as organizações. Assim, este artigo olha para o que Braga (2006) identificou como o sistema de resposta social, aplicado às inter-relações estabelecidas entre os públicos e as organizações, observando os comentários de uma postagem do Magazine Luiza sobre o dia do Orgulho LGBTQIAPN+. Entre apoios e críticas, os conteúdos demonstram o quanto o posicionamento dos públicos está permeado pela realidade social, ao mesmo tempo em que explicita a importância do posicionamento das empresas sobre temas polêmicos, levando a sociedade a discussões que instiguem a mudança social.

Author Biographies

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação (UFSM). Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen/RS.

Filipe Bordinhão dos Santos, Universidade Positivo

Doutor em Comunicação (UFSM). Professor dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Universidade Positivo, Curitiba/PR.

Published

2025-01-14

How to Cite

Milano Persigo, P., da Costa Pereira, F., & Bordinhão dos Santos, F. (2025). O Discurso da Diversidade e a Resposta Social dos Públicos. Logos, 31(3), 123–139. https://doi.org/10.12957/logos.2024.84418

Issue

Section

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"