Constelações de cumplicidades sinuosas entre mães e filhos gays

Autores

  • Dieison Marconi ESPM-SP

Resumo

O ensaio conecta a memória pessoal e cultural do próprio autor a uma constelação de artistas gays que abordaram de modo autobiográfico os vínculos afetivos entre filhos homossexuais e suas mães. Trata-se de uma associação transnacional e trans-histórica entre literatura, cinema e artes plásticas a partir da obra de Abdellah Taïa, Édouard Louis, Roland Barthes, Pier Paolo Pasolini, Pedro Almodóvar, Caio Fernando Abreu, Xavier Dolan, Pedro Lemebel, Farnese de Andrade, Paulo Gustavo e Rainer Werner Fassbinder.  Com isso, o ensaio passeia por cumplicidades sinuosas entre mães e filhos gays, esse vínculo em que tanto a designação de gênero da maternidade quanto a aparição da homossexualidade operam como corte e firmamento. Não se trata de extrair uma compreensão homogênea e psicologizante desses vínculos, mas de refletir, a partir da memória pessoal e cultural figurada nas artes, assim como a partir do gesto de narrar, a história social incorporada e subjetivada de ser mãe e de ser filho homossexual em processos de vinculação. 

Biografia do Autor

Dieison Marconi, ESPM-SP

Professor e pesquisador em regime de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche realizado na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como pesquisador, se dedica aos estudos das relações entre imagem, estética, política e estudos queer.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

Marconi, D. (2024). Constelações de cumplicidades sinuosas entre mães e filhos gays. Logos, 31(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/80453

Edição

Seção

Dossiê "Amor da cabeça aos pés": imagens flamejantes, comunicações incorporadas.