Shine bright like a diamond: o momento qualquer como operação estética e política de desierarquização do tempo em Bande de Filles
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2021.62128Palavras-chave:
Jacques Rancière, Bande de Filles, momento qualquerResumo
Este artigo toma como ponto de partida um conjunto de cenas cinematográficas em que sujeitos deslocados, empobrecidos ou precarizados estão a dançar. Nestas cenas, a dança é um micro evento do cotidiano ou uma ação prosaica de pessoas comuns em filmes de cunho realista. No entanto, suspeita-se que este gesto banal ou ordinário de dançar é passível de ser investigado, a partir do que propõe Jacques Rancière, como um “momento qualquer” de emancipação fabulada. Assim, junto ao longa-metragem Bande de Filles (Céline Sciamma, 2014), o artigo investiga como as cenas de dança figuradas pela imagem fílmica podem ser compreendidas enquanto um “momento qualquer” que irrompe as “hierarquias do tempo” e possibilita que os sujeitos “apareçam” de outra maneira que não aquela já indexada pelo regime da polícia.
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