Subjetividades em relação: diálogos entre o modelo praxiológico da Comunicação e perspectivas feministas do Sul Global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.52891

Palavras-chave:

Processos Comunicacionais, Feminismos, Sul Global

Resumo

Este artigo discute como os processos comunicacionais, em interface com perspectivas feministas do Sul Global, corroboram com a construção de um olhar crítico às formas de dominação e mais sensível às resistências e redes de solidariedades do que as noções feministas hegemônicas. Para isso, traçamos um panorama do modo como a colonialidade do saber se materializou na distribuição desigual entre as mulheres, estabelecendo uma sujeita do feminismo a partir da noção universalista partidária do movimento que toma o ocidente como sujeito absoluto – reverberando diretamente na produção de conhecimento feminista. Discutimos ainda o papel da comunicação na construção, contestação e subversão de sentidos, tecendo reflexões a partir de inquietações de teóricas feministas descentralizadas. Por fim, argumentamos que a forma pela qual os processos comunicacionais, na afetação do comum, podem possibilitar a construção de novos sentidos, mais plurais e sensíveis às vozes anteriormente negligenciadas.

Biografia do Autor

Nathália de Sousa Fonseca, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de
Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa). Bolsista Capes.

Danila Gentil Rodriguez Cal, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do grupo de pesquisa "Comunicação, Política e Amazônia".

Rosângela Araújo Darwich, Universidade da Amazônia (Unama)

Doutora em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Estágio pós-doutoral na Universidade Protestante de Freiburg (Alemanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de graduação em psicologia da Universidade da Amazônia (Unama). 

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Fonseca, N. de S., Cal, D. G. R., & Darwich, R. A. (2020). Subjetividades em relação: diálogos entre o modelo praxiológico da Comunicação e perspectivas feministas do Sul Global. Logos, 27(2). https://doi.org/10.12957/logos.2020.52891

Edição

Seção

Fluxo Continuo