O uso do Cultural Analytics como movimento metodológico para ingressar nas camadas das imagens videojográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45652

Palavras-chave:

Tecnocultura, Cultural Analytics, Imagens videojográficas

Resumo

O trabalho parte da formulação de um olhar sobre as imagens de games – entendidas como imagens videojográficas - na perspectiva da tecnocultura audiovisual a partir da analítica cultural de Lev Manovich, examinando uma extensiva base de imagens de jogos. Para tanto, iniciamos entendendo que há uma coalescência de diferentes camadas presentes nas imagens técnicas de games, a saber: a) uma tecnocultura do jogo e do jogar, 2) das audiovisualidades enquanto qualidade durante que se atualiza nos diversos produtos culturais e 3) do maquínico, entendido como da ordem das operações do software e das materialidades do hardware. Realiza-se então um acionamento das ferramentas e conceitos da analítica cultural (Cultural Analytics) cuja proposta original busca o cotejamento entre o trabalho quanti e qualitativo para pensar a visualidade dos produtos culturais – gerando diversos imageplots para a discussão das camadas que se atualizam nas imagens videojográficas.

 

Biografia do Autor

Gustavo Daudt Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (Escola da Indústria Criativa) da Unisinos.

João Ricardo Bittencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) da UNISINOS

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

Fischer, G. D., & Bittencourt, J. R. (2020). O uso do Cultural Analytics como movimento metodológico para ingressar nas camadas das imagens videojográficas. Logos, 26(2), 178–196. https://doi.org/10.12957/logos.2019.45652

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”