Geografias dos Esports: mediações espaciais da prática competitiva na Amazônia // Esports Geographies: Spatial Mediations of Competitive Practice in the Amazon
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2019.45603Palavras-chave:
Esports, Espaço, Geografia.Resumo
Resumo: Este artigo defende o reconhecimento da relevância das variáveis geográficas para a prática do esporte eletrônico (esport). A discussão apresentada está situada na intersecção entre a geografia do esporte e a geografia da internet e é orientada por literatura anterior dos Game Studies. Os dados empíricos foram obtidos em um estudo longitudinal de jogadores semiprofissionais da cidade de Belém, na Amazônia, realizado entre os anos de 2017 e 2019, cujos resultados convergem com dados sobre a internet brasileira disponibilizados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. A análise do material disponível indica a presença de mediações espaciais coerentes com os três eixos dos estudos da Geografia: físico, tecnológico e cultural. O espaço físico impõe dificuldades na distância em relação às cidades que são sedes de campeonatos, nacionais e internacionais, bem como para adquirir equipamentos. Essa última é também uma mediação técnica, pois tem reflexos sobre a qualidade do hardware utilizado pelos jogadores. A mediação tecno-espacial mais evidente diz respeito à qualidade das conexões de internet disponíveis nos diferentes locais. Os fatores da geografia humana incluem questões étnicas, de classe social e de gênero, bem como outros aspectos culturais. As primeiras foram identificadas na literatura pré-existente sobre esports, enquanto outros aspectos culturais apareceram de forma clara entre os dados do estudo apresentado.
Palavras-chave: Esports; Espaço; Geografia.
Abstract: This paper argues for the recognition of the relevance of geographical variables for the practice of electronic sports (esports). The discussion presented is situated at the intersection between Sport Geography and Internet Geography and is guided by previous Game Studies literature. The empirical data comes from a longitudinal study of semi-professional players from the city of Belém, in the Amazon, conducted between 2017 and 2019. The results of that study converge with data about the Brazilian internet provided by Brazilian Internet Steering Committee. The analysis of this material indicates the presence of spatial mediations coherent with the three axes of Geography studies: physical, technological and cultural. The difficulties coming from physical space are related to the distance between the location of the players and the cities that host national and international championships, as well as the centers from which hardware is acquired. The latter is also a technical mediation, as it constrains the quality of the equipment used by the players. The most prominent techno-spatial mediation is the quality of the internet connections available at different places. Human geography factors include ethnic, social class and gender issues as well as other cultural factors. The first and second were identified in the existing literature about esports, the latter figured in the results of the study presented.
Keywords: Esports; Space; Geography.
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