Do Refresco Elétrico a Bowsette: formação de comunidade nos jogos digitais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45472

Keywords:

Jogos digitais, comunidade virtual, game studies

Abstract

Neste artigo centramo-nos na relação entre as comunidades virtuais circundantes aos jogos digitais e a produção de conteúdo pelos jogadores. É de interesse, aqui, como o senso de comunhão atua como agente motivador para criação colaborativa e como a geração de conteúdo atua em prol da comunidade, na conformação tanto de um ponto de recursos comunal, como de um lugar de referência para a construção cultural comunitária.

Author Biographies

Nilson Valdevino Soares, CESAR School

Nilson Soares estuda jogos há 15 anos e se identifica como gamer há duas vezes mais tempo. É professor da CESAR School em seus campi de Recife e Manaus e Doutor em Tecnologias de Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Luís Carlos Petry, PUC-SP

Apaixonado pelos games e pela psicanálise, Luís Carlos Petry é professor na PUC-SP e Doutor em Comunicação pela mesma Instituição.

Published

2020-01-23

How to Cite

Soares, N. V., & Petry, L. C. (2020). Do Refresco Elétrico a Bowsette: formação de comunidade nos jogos digitais. Logos, 26(2), 86–105. https://doi.org/10.12957/logos.2019.45472

Issue

Section

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”