Retirada do mundo e dissolução do mundo: noções de Heidegger na era dos jogos de computador

Autores

  • Mathias Fuchs Leuphana Universität Lüneburg

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45341

Palavras-chave:

Jogos de computador, Filosofia da Arte, Estéticas digitais

Resumo

Este trabalho indaga se e de que modo os conceitos de Martin Heidegger de Weltentzug e Weltzerfall, elaborados pelo filósofo para falar de objetos artísticos tradicionais como a pintura, podem ser apropriados para o estudo de artefatos contemporâneos como os jogos digitais. A partir da aspiração mimética dos jogos de computador, utilizando exemplos que passam por Tetris (1984) e Assassin’s Creed Unity (2014), o artigo discute o estatuto ontológico do jogo e sua relação com o mundo, recuperando e reabilitando, neste entremeio, o conceito heideggeriano de Terra.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

FUCHS, Mathias. Retirada do mundo e dissolução do mundo: noções de Heidegger na era dos jogos de computador. Logos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 43–56, 2020. DOI: 10.12957/logos.2019.45341. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/45341. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”