Medo e horror na cobertura jornalística dos ataques do PCC em São Paulo

Autores

  • Mônica Cristine Fort UFSC

Palavras-chave:

Comunicação, Sociologia, Crime

Resumo

O presente artigo analisa a cobertura jornalística dos ataques da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) a São Paulo em maio de 2006. O referencial teórico envolve as relações de saber e poder de Foucault e a genealogia de Nietzsche. O texto procura demonstrar a necessidade de uma reflexão transdisciplinar sobre a questão da violência e do sistema prisional, a partir da análise estrutural do sistema e dos discursos que se produzem sobre o tema, principalmente o jornalístico, uma vez que o jornalismo ocupa lugar privilegiado na produção de discursos tidos como verdadeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Cristine Fort, UFSC

Doutora em Engenharia da Produção, área de concentração em Mídia e Conhecimento (UFSC), Mestre em Educação (PUCPR), jornalista, professora e diretora do curso de Comunicação Social – Jornalismo da PUCPR.

Downloads

Como Citar

FORT, Mônica Cristine. Medo e horror na cobertura jornalística dos ataques do PCC em São Paulo. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 133–145, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15236. Acesso em: 26 maio. 2025.