E-SAÚDE E COMPLEXIDADE: UMA PROPOSTA PARA O DESENHO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/jbrastele.2014.13552Palabras clave:
e-Saúde, Ciência da Complexidade, Inovação, Políticas Públicas, EcossistemasResumen
Introdução e Objetivo: Neste artigo se apresenta conceito de e-Saúde como sistema sociotécnico. Para isso, considerando sua natureza multifatorial, se adota perspectiva interdisciplinar.
Material e Método: Dada a interferência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito social e em particular no setor da saúde, sugere-se que a e-Saúde constitua um sistema aberto onde a interação e a interdependência de aspectos tecnológicos, socioculturais, normativos e econômicos cumpram um papel chave na caracterização do sistema, dado que uma aproximação meramente unidisciplinar resultaria insuficiente para a análise geral.
Resultados: Uma perspectiva a partir da ciência da complexidade pode extrair novos alcances até o fortalecimento do ecossistema da e-Saúde em níveis local, regional e nacional, aumentando sua efetividade e impactando como importante habilitador de bem-estar social.
Conclusões: Argumenta-se que esta perspectiva é particularmente importante na formulação de políticas públicas e em programas de formação de recursos humanos, isso devido à importância do surgimento de novos desafios que a digitalização e a globalização impõem às novas gerações de profissionais do setor da saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados no Jornal Brasileiro de TeleSSaúde (JBT) são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para o Jornal. Em virtude da aparecerem no JBT, os artigos são de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para uso em aplicações educacionais e não-comerciais, de acordo com o modelo CC 3.0 adotado por este Jornal:
O Jornal Brasileiro de TeleSSaúde de http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/jbtelessaude é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.