A banalidade do viver na contemporaneidade: sobre depressão, luto e felicidade

Auteurs-es

  • Khalina Assunção Bezerra Universidade Federal do Piauí (professor substituto) Faculdade Maurício de Nassau
  • Carlos Vitor Esmeraldo Albuquerque Beserra Faculdade Maurício de Nassau

DOI :

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29818

Mots-clés :

Depressão, Luto, Felicidade

Résumé

O presente artigo teve o intuito de analisar literariamente e, portanto, teoricamente alguns aspectos da subjetividade de nossa época, procurando demonstrar como o modelo atual de estilo de vida, nos indaga sobre uma maneira de viver em constante aviltamento, resultando na mistura de resistências a vivenciar um luto seja ele qual for sua espécie e potencializando assim, emersões de psicopatologias, no caso do presente estudo, a depressão. Para tanto, intitulou-se como banal os tempos modernos, sugerindo um prognóstico fatalista, mas recheado de motivações para tal. A título de subsídio da análise, buscou-se averiguar o argumento sobre a felicidade, permeada pela falta de assertividade ligada ao tema e como ela tem sido deturpada, em meio aos trâmites sociais, segundo algumas óticas dos teóricos e mais plenamente de seu conceito ordinário. Procurou-se também analisar características do processo de luto, visando sua não permissividade vivencial, como prejudicial e distanciadora do conhecimento sobre a finitude, arriscando dizer que a abnegação de entrada nesse processo, advém de uma conjuntura social que negativiza quaisquer movimentos de infelicidade e demonstração dessa. Por ora, a análise feita busca demonstrar um aparato atual dos modos de viver, oportunizando alguns fenômenos em suas roupagens na modernidade, como a depressão e as experiências pesarosas.

Bibliographies de l'auteur-e

Khalina Assunção Bezerra, Universidade Federal do Piauí (professor substituto) Faculdade Maurício de Nassau

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (2013), especialização em Saúde Mental pela Faculdade Latino-americana de Educação (2014) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Integrante do Núcleo de Psicologia do Trabalho - NUTRA/UFC. Atualmente é professora da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo Parnaíba/PI. Professora Substituta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí. Assumiu a função de Coordenadora de Saúde Mental (Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba - PI) e Coordenadora da Educação Permanente em Saúde (Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba - PI).

Carlos Vitor Esmeraldo Albuquerque Beserra, Faculdade Maurício de Nassau

Graduando em Psicologia pela Faculdade Maurício de nassau.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-27

Comment citer

Bezerra, K. A., & Beserra, C. V. E. A. (2017). A banalidade do viver na contemporaneidade: sobre depressão, luto e felicidade. Revista Intratextos, 8(1), 294–307. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29818

Numéro

Rubrique

Artigo