Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição deve ser original e inédita, bem não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em Comentários ao Editor.
- Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- URLs para as referências deverão ser informadas quando necessário.
-
Fonte Times New Roman, tamanho 12 e em espaço 1,5, e que não contenham marcações. As margens superior e esquerda 3 e a direita e inferior 2. As notas explicativas devem ser de pé de página em Times New Roman 10, numeradas. O cabeçalho e rodapé em Times New Roman 10.
- O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
- A submissão deve seguir o nosso modelo de template, disponível em:https://docs.google.com/document/d/1Iz7BvN2_1yQKclMEtJ7MZ-_Rt0QuikzU/edit?usp=sharing&ouid=109427078900577810195&rtpof=true&sd=true
Artigo
Devem conter investigações baseadas em dados empíricos, análises teóricas e/ou revisão crítica de literatura. Entre 10 e 25 laudas
Caráter Experimental
Exposição de idéias relativas a estudos e temas específicos, desenvolvida de modo discursivo, lógico, reflexivo, com alto nível de interpretação e espírito crítico. Entre 12 e 15 laudas.Entrevista
Devem tratar de assuntos relevantes para a área de Ciências Socias e para a proposta da revista. Os textos devem ainda incluir uma abertura, na qual o entrevistado será apresentado e será trazido uma breve análise das questões discutidas. Entre 7 e 10 laudas.
Em Negativo
Deve compartilhar trabalhos onde o uso da imagem acontece, em especial, pelo questionamento dos pressupostos e condições que envolvem a sua realização. Aposta-se tanto no caráter polifônico, polissêmico e irruptivo da produção imagética nesta área, quanto no papel ético-político do pesquisador nessa confecção e, por tabela, na capacidade que as imagens portam de desnaturalizar pressupostos até então banalizados pelos chamados senso comum e/ou pensamento acadêmico.Entre 2 e 10 imagens, sem limite de laudas.
Percursos em Campo
Percursos em Campo foi pensada para ser um espaço de discussão sobre questões relacionadas à pesquisa de campo: o que vemos? por onde andamos? como escrevemos? Conforme o nome indica, nesta seção traremos textos reflexivos que apresentem parte dos percursos atravessados pelos pesquisadores em campo. Pensando na sincronia entre andar, ver e escrever são bem vindas notas etnográficas que exponham os dramas de pesquisa, as surpresas, as dificuldades, as saias justas, os afetos entre outras questões que ia “ida ao campo” proporciona. O que interessa é dividirmos com outros estudantes as estratégias adotadas diante de uma situação inesperada, o momento em que se consegue a confiança das pessoas com quem o pesquisador se relaciona, os insigths ocorridos em uma conversa ou ao observar uma situação, as artimanhas do pesquisador para entrar no campo, etc. Com um tom mais ensaístico, esta seção pretende abrir um espaço de publicação de textos em que o pesquisador possa nos contar por onde andou, o que viu, ouviu e como escreveu, fazendo, como sugere Hélio Silva, da etnografia o relato de um percurso.
Resenha
Devem consistir na revisão crítica de obra recém publicada ou de filme, desde que demonstre claramente o vínculo da temática expressa nos mesmos e as diversas problemáticas abordadas pelas Ciências Sociais. Devem ainda conter referencial bibliográfico. Entre 5 e 8 laudas.
Ensaio
Devem expor ideias relativas a estudos e temas específicos (observando o foco/escopo da revista), desenvolvidos de modo discursivo, lógico, reflexivo, com alto nível de interpretação e espírito crítico. Devem ainda conter referencial bibliográfico. Entre 12 e 15 laudas