A CONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DE NORBERT ELIAS PARA A COMPREENSÃO DOS SUJEITOS DA EJA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2020.59702

Schlagworte:

EJA, Estigma, Figuração, Interdependência, Sociologia

Abstract

O presente trabalho versa a educação de jovens e adultos e a construção de práticas estigmatizadoras aos sujeitos sem escolaridade à luz dos conceitos de interdependência e figuração de Norbert Elias. Tais conceitos permitem compreender as diferentes ocupações sociais e de colaboração dos grupos seja ele analfabeto ou não. Contudo, diante de estigmatizações pelo diferencial que é estarem analfabetos, torna-se relevante para este trabalho as contribuições de Goffman e Becker no que diz respeito às aproximações dos conceitos de estigma e outsider para a compreensão dos fatores que levam a tais adjetivos. Assim, conseguiremos aproximar as ideias dos autores as de Elias tendo-o como principal nesse trabalho através de um aparato bibliográfico desenvolvido ao longo da sua vida por este grande sociólogo. O objetivo desse trabalho é abordar como adjetivações são reproduzidas para colocar dentro de uma balança, a superioridade/inferioridade de determinado grupo através de uma construção lenta, mas eficiente dentro da sociedade. Assim sendo, tendo como norte a ideia de que o estigma é uma construção social gradativa, permite compreendermos através de Elias o processo de construção desse costume. O trabalho está organizado em três partes. A primeira corresponde a uma breve contextualização da EJA; a segunda traz apontamentos contidos nos trabalhos de Elias; na terceira parte os conceitos de Becker e Goffman e; por fim as considerações finais acerca da contribuição deste autor tardiamente reconhecido por seus brilhantes trabalhos.

Autor/innen-Biografie

Edmar Augusto Semeão Garcia, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel Interdisciplinar em Ciências Humanas UFJF
Bacharel em Ciências Sociais UFJFLicenciado em Ciências Sociais UFJFPós-graduado em Ensino de Sociologia no Ensino Médio UFSJMestrando em Educação UNIFAL 

Veröffentlicht

2022-01-04

Zitationsvorschlag

Semeão Garcia, E. A. (2022). A CONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DE NORBERT ELIAS PARA A COMPREENSÃO DOS SUJEITOS DA EJA. Revista Intratextos, 11(1), 102–117. https://doi.org/10.12957/intratextos.2020.59702