Centrais de negócios de pequenas empresas do setor supermercadista: entre a concorrência e a cooperação

Autor/innen

  • Natália Máximo e Melo

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.1761

Abstract

Resumo: As mudanças nas formas de organização empresarial geram discussões não apenas com respeito às grandes empresas. Desde meados da década de 90 tem se difundido no Brasil o "associativismo" entre empresas de pequeno porte em vários setores de atividade, por exemplo, supermercados, farmácias, papelarias, etc. Conhecidas como “redes” e denominadas mais precisamente por centrais de negócios, constituem-se em um conjunto de empresas que realizam compras em comum. O grande desafio das centrais de negócios é conciliar a concorrência e a cooperação e compreender esta relação é o objetivo da presente pesquisa. A pesquisa documental e empírica demonstra que a adesão ao associativismo em forma de central de negócios leva os empresários a terem contato com outras instituições sociais, acesso a novas informações, filiação à Associação de Supermercados dos estados e mudanças no padrão de negociação.

Palavras-chave: pequenas empresas, centrais de negócios, supermercados.

 

Abstract: The changes at the structures of business organizations generate debates not only about big companies. Since middle of 1990´s, it has been widespread in Brazil networkings among small businesses in sector like supermarkets, pharmacies, libraries, etc. Known as "networks" and more specifically called business centers, they are groups of firms which make boughts in common. The great challenge for business centers is to combine competition and cooperation and to understand this relation is the goal of this research. Documental and empirical researches show that joining association in form of business centers takes owners at relations with other social institutions, access to new information, to Supermarkets Associations in several states and produces changes in the pattern of trading.

Keywords: small business, business centers, supermarkets

Veröffentlicht

2011-06-29

Zitationsvorschlag

Máximo e Melo, N. (2011). Centrais de negócios de pequenas empresas do setor supermercadista: entre a concorrência e a cooperação. Revista Intratextos, 2(1), 76–96. https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.1761

Ausgabe

Rubrik

Artigo