ALGUNS REFLEXOS DA CONJUNTURA POLÍTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA E NO AMBIENTE DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre como a
conjuntura política influencia o ambiente escolar e o ensino de sociologia. Portanto, parte
de uma análise exploratória qualitativa que contou com revisão bibliográfica do tema,
bem como da observação participante realizadas na sala de aula, sala dos professores, o
conselho de classe e os intervalos em uma escola localizada na região central do
Munícipio de Campos dos Goytacazes/RJ. Constatou-se, no período da observação, que
o ambiente escolar se modificou conforme a conjuntura política e foi primordial a abertura
de espaços para diálogo, principalmente no período da “Greve dos Caminhoneiros” e
sobre o projeto “Escola sem Partido” por parte de alunos, professores e demais gestores.
Além disso, verificou-se que as demandas trazidas pelos alunos, na sala de aula,
interferiram positivamente na dinâmica do ensino de sociologia, uma vez que é a
disciplina que faz maior interface com a temática tendo em vista suas orientações
curriculares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Clara Pereira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.