Ciência em Movimento: Uma Micoteca Itinerante para Popularização da Micologia em espaços não-escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2025.93197Resumo
O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma micoteca itinerante com preservação de fungos filamentosos e leveduras em resina epóxi — técnica inédita na literatura — que permite observação macroscópica de diversas espécies de fungos de forma segura e acessível, superando as restrições de biossegurança usualmente associadas à exposição de fungos viáveis, sobretudo em espaços públicos. Foram utilizadas cepas fúngicas de ambientes extremos (Caatinga e Antártica) e isolados patogênicos, ampliando o valor educativo e a popularização da micologia. Sessenta e oito isolados fúngicos compõem a micoteca que foi apresentada na mostra científica "Conectando Mentes Brilhantes", em um shopping da cidade de Arapiraca (AL), atingindo público diversificado. Avaliamos sua potencialidade científica-pedagógica, sua viabilidade técnica e o potencial de replicação em contexto de extensão
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


