Discutindo trends: Como as comunidades virtuais afetam as percepções dos adolescentes do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2024.85897Resumo
O artigo analisa como as redes sociais e suas "trends" influenciam as percepções e formações de opinião dos adolescentes do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), uma iniciativa da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A adolescência, um período de formação de identidade, é profundamente afetada pelas interações digitais. Através de uma oficina intitulada "Discutindo Trends", os pesquisadores exploraram o reconhecimento e a problematização das "trends" Clean Girl, Tradwife e Red Pill entre os adolescentes. Constatou-se que, embora os jovens reconheçam essas tendências, há uma desconexão entre o consumo dos conteúdos online e a aplicação prática em suas vidas diárias. As redes sociais, apesar de oferecerem um espaço para a construção de identidade, também perpetuam ideologias dominantes que podem alienar os adolescentes das suas realidades materiais. A pesquisa sugere a necessidade de uma educação crítica que ajude os jovens a questionar e compreender melhor os conteúdos digitais que consomem.
Palavras-chave: redes sociais, trends, adolescência.
Talking about trends: How virtuals communities affect the adolescents’ perceptions from the Protected Youth Work Program
Abstract
The article examines how social media and its "trends" influence the perceptions and opinion formation of adolescents in the Protected Youth Work Program (PTPA), an initiative by the Foundation for Childhood and Adolescence (FIA) in partnership with the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Adolescence, a period of identity formation, is profoundly impacted by digital interactions. Through a workshop titled "Discussing Trends," the researchers explored the recognition and problematization of the Clean Girl, Tradwife, and Red Pill trends among adolescents. It was found that while young people recognize these trends, there is a disconnect between consuming online content and its practical application in their daily lives. Social media, although offering a space for identity construction, also perpetuates dominant ideologies that can alienate adolescents from their material realities. The research suggests the need for critical education that helps young people to better question and understand the digital content they consume.
Keywords: social media, trends, adolecents.
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