Vaccination awareness strategy for children and young people through a university extension Project

Authors

  • Arnaldo Couto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eduarda Azevedo Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leiane Moreira de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Clara de Freitas Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Samiris Fernandes Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2024.85730

Abstract

Childhood vaccination had the biggest continuous drop in the last 30 years, with around 25 million children having delayed their vaccinations according to the World Health Organization. This reveals how essential it is to talk about the importance of vaccination in order to raise awareness in society for a change in behavior and adherence to the vaccination protocol. In this scenario, the university extension project called Child and Youth Vaccination Awareness at the State University of Rio de Janeiro was designed to intervene in the health context through the historical approach to vaccines and their relevance in disease prevention. The project aimed to promote public awareness regarding the vaccination of children and young people. The actions were carried out in different environments, such as church, school and Non-Governmental Organization (NGO), all located in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. To encourage participants' active learning, the activities were carried out in a dynamic and immersive way, using videos, questions, lectures, games and painting a folder prepared by the project team. In view of the results obtained, through accessible language and playful actions it was possible to observe the understanding of the importance of the topic addressed, thus promoting awareness among the target audience. It becomes evident that the activities of the extension project enabled the university to interact with the community, allowing the integration of academic knowledge with civil society.

Keywords: Vaccination; Awareness; Children and youth; University Extension.

 

Estratégia de conscientização da vacinação para o público infanto-juvenil por meio de um projeto de extensão universitária

Resumo

A vacinação infantil teve a maior queda contínua dos últimos 30 anos, sendo cerca de 25 milhões de crianças com suas vacinas atrasadas segundo a Organização Mundial de Saúde. Isso revela como é fundamental dialogar sobre a importância da vacinação no intuito de sensibilizar a sociedade para uma mudança de comportamento e adesão ao protocolo vacinal. Neste cenário, o projeto de extensão universitária denominado Conscientização da Vacinação Infantojuvenil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi elaborado para intervir no contexto da saúde por meio da abordagem histórica das vacinas e sua relevância na prevenção de doenças. O projeto teve como objetivo promover a conscientização do público em relação à vacinação de crianças e jovens. As ações foram realizadas em diferentes ambientes, como igreja, escola e Organização Não Governamental (ONG), todos situados na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Para estimular a aprendizagem ativa dos participantes, as atividades foram executadas de forma dinâmica e imersiva, utilizando vídeos, perguntas, palestras, brincadeiras e pintura de um folder elaborado pela equipe do projeto. Em vista dos resultados obtidos, por meio de uma linguagem acessível e ações lúdicas foi possível observar a compreensão da importância do tema abordado promovendo assim a conscientização do público-alvo. Torna-se evidente que as atividades do projeto de extensão possibilitaram a interação da universidade com a comunidade, permitindo integrar conhecimento acadêmico com a sociedade civil.

Palavras-chave: Vacinação; Conscientização; Infantojuvenil; Extensão Universitária.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arnaldo Couto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Farmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Eduarda Azevedo Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Farmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Leiane Moreira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Farmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Maria Clara de Freitas Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Farmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Samiris Fernandes Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Farmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

References

TOSCANO C, Kosim L. Cartilha de vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2003.

SILVEIRA, M. M. et al. Effect of COVID-19 on vaccination coverage in Brazil. Journal of Medical Microbiology. 30 nov. 2021.

SILVEIRA, S. A; DA SILVA, B.M.F; PERES, E.C; P. MENEGHIN. Controle de vacinação de crianças matriculadas em escolas municipais da cidade de São Paulo. Rev Esc Enferm USP; 2007; 41(2):299-05.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 176 p. : il.

PROCIANOY, G.S; ROSSINI JUNIOR, F; LIED, A. F; JUNG, L. F. P. SOUZA, M. C. S. C. Impacto da pandemia do COVID-19 na vacinação de crianças de até um ano de idade: um estudo ecológico. Ciênc. saúde coletiva 27 (03), Mar 2022.

SARAIVA, J. C. A Ciência e a Mídia: A propagação de Fake News e sua relação com o movimento anti-vacina no Brasil Luiza. Joana Frantz DE FARIA,– Belém PA–7/09/2019. [acesso em 2022 ago 9].

SILVA, Beatriz Lúcio Miranda da. O lúdico na sala de vacina: promoção de experiências positivas na assistência ao público infantil. 2021.

COMUNIAN, Mônica. Estratégia de humanização para profissionais de saúde na atenção básica ao atendimento infantil. Monografia de Especialização (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselheiro Lafaiete, MG, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2VJDJ.

ALMEIDA, Silva. Fatores que interferem na adesão dos pais e/ou responsáveis no cumprimento do calendário básico de vacinação infantil. Revista Amazônia Science & Health, v. 8, n. 3, p. 91-105, 2020.

PNEU - Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. (2012). Manaus-AM.

FONTES, V. S., Ribeiro, C. J. N., Dantas, R. A. N., & Ribeiro, M. do C. de O. (2018). Pain relief strategies during immunization. Brjp, 1(3), 270–273.

Published

2024-12-20

How to Cite

COUTO, Arnaldo; AZEVEDO FERREIRA, Eduarda; MOREIRA DE OLIVEIRA, Leiane; DE FREITAS OLIVEIRA, Maria Clara; FERNANDES CARVALHO, Samiris. Vaccination awareness strategy for children and young people through a university extension Project. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 38, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.85730. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/85730. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA