O EMPODERAMENTO FEMININO, NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, ATRAVÉS DE OFICINAS COM FOCO NA CULTURA MAKER

Authors

  • Vânia Oliveira de Souza Secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro
  • Gisele Duarte Caboclo Antolin UERJ
  • Mauricio Quelhas Antolin Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2024.84655

Abstract

A escola tem importante papel social na formação do indivíduo, por isso é essencial a inserção da convivência em diferentes coletividades e exercício da cidadania, preparando-o para ser um cidadão consciente e autônomo. Para isso, é importante despertar à conscientização coletiva com o objetivo de potencializar os vínculos sociais. Portanto, a temática do empoderamento feminino surge como uma forma de promover mudanças sociais no educando, contribuindo para o comprometimento com a luta pela igualdade de gênero e por uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, o objetivo do estudo é descrever as atividades realizadas sobre o empoderamento feminino aplicadas através de um projeto de extensão, com eixos temáticos que viabilizem a construção da identidade feminina e promova a reflexão sobre a desigualdade de gênero, contribuindo para uma educação pública de qualidade. A partir deste estudo, foi possível concluir que o desenvolvimento do projeto, na escola pública, através de oficinas pode contribuir para o empoderamento dos jovens educandos, através do estímulo a consciência crítica e a autonomia, promovendo uma reflexão e uma nova compreensão da realidade feminina no Brasil, o que pode contribuir para o processo de fortalecimento das mulheres e meninas, promovendo o combate à discriminação e a desigualdade de gênero.

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Published

2024-11-14

How to Cite

OLIVEIRA DE SOUZA, Vânia; DUARTE CABOCLO ANTOLIN, Gisele; ANTOLIN, Mauricio Quelhas. O EMPODERAMENTO FEMININO, NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, ATRAVÉS DE OFICINAS COM FOCO NA CULTURA MAKER. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 37, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.84655. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/84655. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS