O EMPODERAMENTO FEMININO, NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, ATRAVÉS DE OFICINAS COM FOCO NA CULTURA MAKER
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2024.84655Abstract
A escola tem importante papel social na formação do indivíduo, por isso é essencial a inserção da convivência em diferentes coletividades e exercício da cidadania, preparando-o para ser um cidadão consciente e autônomo. Para isso, é importante despertar à conscientização coletiva com o objetivo de potencializar os vínculos sociais. Portanto, a temática do empoderamento feminino surge como uma forma de promover mudanças sociais no educando, contribuindo para o comprometimento com a luta pela igualdade de gênero e por uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, o objetivo do estudo é descrever as atividades realizadas sobre o empoderamento feminino aplicadas através de um projeto de extensão, com eixos temáticos que viabilizem a construção da identidade feminina e promova a reflexão sobre a desigualdade de gênero, contribuindo para uma educação pública de qualidade. A partir deste estudo, foi possível concluir que o desenvolvimento do projeto, na escola pública, através de oficinas pode contribuir para o empoderamento dos jovens educandos, através do estímulo a consciência crítica e a autonomia, promovendo uma reflexão e uma nova compreensão da realidade feminina no Brasil, o que pode contribuir para o processo de fortalecimento das mulheres e meninas, promovendo o combate à discriminação e a desigualdade de gênero.
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