Relato de experiência: Uma professora universitária autista nas engenharias com diagnóstico na fase adulta como berço de projeto de extensão sobre neurodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2024.82846Resumo
Apesar do diagnóstico de autismo ter crescido nos últimos anos, sua prevalência nas instituições de ensino superior ainda é desconhecida ou sub-representada. No ambiente acadêmico, a neurodiversidade começa a ser discutida nas instâncias da educação, mas a existência de professores com TEA ainda é tratada como tabu entre profissionais da educação superior. Nas áreas de ciências exatas e engenharias não são encontrados estudos ou relatos de professores autistas brasileiros e suas vivências nesses ambientes. O presente relato em primeira pessoa traz uma reflexão sobre a trajetória de uma professora universitária de cursos de engenharia que recebeu diagnóstico de autismo na idade adulta. Esse relato apresenta a trajetória da profissional desde o processo de diagnóstico, a divulgação ao ambiente acadêmico e seus impactos, apresentando os caminhos que levaram a criação de um projeto de extensão focado na neurodiversidade e o processo de inclusão no ambiente universitário.
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