Relato de experiência: Uma professora universitária autista nas engenharias com diagnóstico na fase adulta como berço de projeto de extensão sobre neurodiversidade

Autores

  • Carin von Muhlen UERJ/FAT

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2024.82846

Resumo

Apesar do diagnóstico de autismo ter crescido nos últimos anos, sua prevalência nas instituições de ensino superior ainda é desconhecida ou sub-representada. No ambiente acadêmico, a neurodiversidade começa a ser discutida nas instâncias da educação, mas a existência de professores com TEA ainda é tratada como tabu entre profissionais da educação superior. Nas áreas de ciências exatas e engenharias não são encontrados estudos ou relatos de professores autistas brasileiros e suas vivências nesses ambientes. O presente relato em primeira pessoa traz uma reflexão sobre a trajetória de uma professora universitária de cursos de engenharia que recebeu diagnóstico de autismo na idade adulta. Esse relato apresenta a trajetória da profissional desde o processo de diagnóstico, a divulgação ao ambiente acadêmico e seus impactos, apresentando os caminhos que levaram a criação de um projeto de extensão focado na neurodiversidade e o processo de inclusão no ambiente universitário.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

VON MUHLEN, Carin. Relato de experiência: Uma professora universitária autista nas engenharias com diagnóstico na fase adulta como berço de projeto de extensão sobre neurodiversidade. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 37, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.82846. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/82846. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA