Promoção da alimentação adequada e saudável nos dois anos de vida: experiências de um projeto de extensão universitária
Experiences from a university extension project
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2025.81416Resumo
A alimentação do lactente, com ênfase no aleitamento materno, é um tema que vêm sendo prioridade no campo das políticas públicas no cenário brasileiro desde meados do século XX. O presente relato visa apresentar as ações educativas voltadas a alimentação saudável nos dois primeiros anos de vida para diferentes grupos populacionais ou públicos no município de Macaé, desenvolvidas em 2022. Métodos: Um estudo do tipo relato de experiências foi realizado pelas equipes do projeto IACOL e NESAM em parceria da Gerência de Alimentação e Nutrição/Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, em 2022. Três ações educativas foram desenvolvidas no ano de 2022, a saber: (a) IACOL Convida; (b) Curso de Atualização em Aleitamento Materno e Introdução Alimentar; (c) Salas de Espera. Foram ofertadas sete edições do IACOL Convida, entre dezembro de 2021 e 2022, com a participação de 12 profissionais atuantes na Saúde Materno-infantil. O total de 483 inscrições foram feitas, e 255 educandos acompanharam as reuniões abertas. No Curso de Atualização em Aleitamento Materno e Introdução Alimentar, participaram 27 e 19 educandos (enfermeiros e nutricionistas), na primeira e segunda ofertas, respectivamente. Foram realizadas três salas de Espera em um Centro de Especialidades Médicas, com 28 gestantes, e distribuídos 29 folders. Conclui-se que as ações foram exitosas, mas com a necessidade de ajustes na carga horária do curso ofertado e melhora na interação entre usuário e a equipe do IACOL na sala de espera.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


