Narrar: uma Proposta para Análise da Prática Profissional em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2025.78651Palavras-chave:
Prática Profissional, Narrativa, Educação ContinuadaResumo
Trata-se de um estudo reflexivo que explora o narrar como uma estratégia para a análise da prática profissional no campo da saúde. Foram discutidas questões acerca do narrar como registro do momento vivido, associado ao trabalho em saúde, com base no referencial teórico da Análise Institucional e em filósofos que se ocupam do campo da narrativa. Foi possível observar que há uma zona de aproximação teórica que sustenta a proposta de narrar a experiência como uma estratégia de análise da prática profissional. Dessa forma, para melhor compreender a relação do narrar com a prática de profissionais de saúde, foi fundamental o emprego de argumentos críticos que permitissem a compreensão do cotidiano dessa prática a partir do conhecimento e compartilhamento daquilo que é narrado.
Palavras-chave: Prática Profissional; Narrativa; Educação Continuada.
Narrating: a Proposal for the Analysis of professional Health Practice
It is a reflective study which explores narration as a strategy for the analysis of professional practice in the health field. Issues about narrating as a record of the moment lived associated with health work were discussed, guided by the theoretical framework of Institutional Analysis and philosophers who deal with the field of narrative. It was possible to observe that there is a zone of theoretical approach that supports the proposal to narrate the experience as a strategy for the analysis of professional practice. Thus, in order to better understand the relationship between narration and the practice of health professionals, the use of related arguments is essential, which allows the understanding of the daily practice of professional practice, based on the knowledge and sharing of what is narrated.
Keywords: Professional Practice; Narrative; Education Continuing.
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