Rodas de Leitura Literária (2019-2022): uma experiência na universidade.

Autores

  • Giovana Cerqueira Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-8753-7270
  • Claudia Fernandes de Amorim de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiza Barboza Braz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2024.76991

Palavras-chave:

Rodas de Leitura, Projeto de Extensão, Literatura.

Resumo

A partir da história do tempo presente, propõe-se uma retrospectiva relacionada ao Projeto Rodas de Leitura Literária na EDU, considerando marcos importantes durante a trajetória, desde a sua criação. O surgimento de uma pandemia ocasionou uma adaptação dos eventos. Destaca-se a relevância do projeto Rodas de Leitura Literária a partir do público convidado, com vistas a apresentar os conhecimentos para além do que se passa nos livros, com relevância no processo. Assim, objetivou-se: 1) compreender o projeto em uma perspectiva histórica; 2) relembrar os encontros realizados e as adaptações necessárias nos contextos vividos; 3) descrever o perfil formativo dos convidados. Reafirmamos o caráter social das rodas e a importância da atuação do projeto dentro e fora dos muros da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Cerqueira Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Giovana Cerqueira Lopes (responsável pela correspondência com a revista), giovanacerqueiralopes@gmail.com, (21) 99742-7632 – Graduada em Pedagogia pela UERJ (2021), ex-monitora na disciplina Fundamentos da Linguagem e Educação - UERJ (2019-2021) e integrante da equipe de organização do projeto Rodas de Leitura Literária na EDU/UERJ. Pós graduada em Planejamento, Gestão e Implementação da EAD (2021) e em Alfabetização, Letramento e Psicopedagogia Institucional (2021). Professora Substituta do CAp-UERJ (2023) e graduanda do curso de Letras (Português/Espanhol - UERJ).

Claudia Fernandes de Amorim de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cláudia Fernandes de Amorim de Oliveira, claudia.oli_18@yahoo.com.br, (21) 98876-9791 – Graduada em Odontologia pela UERJ (1992) e pós-graduada em Odontologia do Trabalho na ABOM (2011), graduanda do curso de Pedagogia (UERJ) e bolsista do projeto de extensão Rodas de Leitura Literária na EDU/UERJ.

Luiza Barboza Braz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Luiza Barboza Braz, luizabarboza5687@gmail.com, (21) 96910-5475 – Formada, no Ensino Médio, no curso normal de Formação de Professores (CEIAA, 2019), graduanda do curso de Pedagogia, bolsista do projeto de extensão Rodas de Leitura Literária na EDU/UERJ e diretora/fundadora do projeto social “Futuro UERJ”.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

LOPES, Giovana Cerqueira; OLIVEIRA, Claudia Fernandes de Amorim de; BRAZ, Luiza Barboza. Rodas de Leitura Literária (2019-2022): uma experiência na universidade. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 37, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.76991. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/76991. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS