Oficinas de Habilidades Sociais com alunos de grêmios do Ensino Médio para promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio

Autores

  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9721-0439
  • Ana Júlia de Carvalho Pereira Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Damares Moreira de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Victor de Lima Rosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruna Silva de Araujo Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Taynara Maria da Silva Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda de Azevedo França Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila Sá da Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Pinheiro Serqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luana de Mendonça Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Letícia Costa Leopoldino Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Pereira Calabar Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Aline Penna-de-Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2024.76929

Palavras-chave:

habilidades sociais, prevenção, suicídio, ensino médio

Resumo

Pesquisas indicam que as habilidades sociais podem ajudar a melhorar a relação entre pares e com seus professores, proporcionando um ambiente mais positivo e acolhedor, configurando-se como um fator de proteção ao suicídio e outros transtornos mentais nesse momento da trajetória escolar. Contudo, há poucos estudos sobre intervenções com foco nas habilidades sociais visando a prevenção do suicídio, o que sinaliza uma área aberta para investigação. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, este estudo teve como objetivo descrever oficinas de habilidades sociais, realizadas no âmbito de um projeto de extensão com estudantes do Ensino Médio (EM), na campanha do setembro amarelo. Participaram 96 alunos do primeiro ao terceiro ano do EM, com idade entre 15 e 26 anos, sendo 64 do sexo feminino (66,66%), que frequentavam grêmios estudantis em duas escolas públicas estaduais na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciaram a valorização do debate promovido pelas oficinas em torno de temas classificados como tabus, como sofrimento mental e suicídio. Quanto aos sentimentos evocados pelas atividades, destacam-se os de conforto, acolhimento e felicidade. Foi observado, também, que reflexões acerca da empatia nas relações interpessoais, do estímulo à solidariedade e à construção de plano de vida foram favorecidos com as oficinas. Conclui-se sobre a importância da promoção de habilidades sociais com alunos de grêmios do EM, de modo a torná-los multiplicadores no contexto escolar, utilizando uma comunicação mais efetiva, a resolução de conflitos de maneira construtiva e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis e duradouros

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Biografia do Autor

Vanessa Barbosa Romera Leme, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ e professora do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Ana Júlia de Carvalho Pereira Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Damares Moreira de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Victor de Lima Rosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bruna Silva de Araujo Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Taynara Maria da Silva Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fernanda de Azevedo França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Priscila Sá da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Adriana Pinheiro Serqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Luana de Mendonça Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Letícia Costa Leopoldino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Fernanda Pereira Calabar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

Aline Penna-de-Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UERJ.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Oficinas de Habilidades Sociais com alunos de grêmios do Ensino Médio para promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 37, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.76929. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/76929. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS