Oficinas de Habilidades Sociais com alunos de grêmios do Ensino Médio para promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2024.76929Palavras-chave:
habilidades sociais, prevenção, suicídio, ensino médioResumo
Pesquisas indicam que as habilidades sociais podem ajudar a melhorar a relação entre pares e com seus professores, proporcionando um ambiente mais positivo e acolhedor, configurando-se como um fator de proteção ao suicídio e outros transtornos mentais nesse momento da trajetória escolar. Contudo, há poucos estudos sobre intervenções com foco nas habilidades sociais visando a prevenção do suicídio, o que sinaliza uma área aberta para investigação. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, este estudo teve como objetivo descrever oficinas de habilidades sociais, realizadas no âmbito de um projeto de extensão com estudantes do Ensino Médio (EM), na campanha do setembro amarelo. Participaram 96 alunos do primeiro ao terceiro ano do EM, com idade entre 15 e 26 anos, sendo 64 do sexo feminino (66,66%), que frequentavam grêmios estudantis em duas escolas públicas estaduais na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciaram a valorização do debate promovido pelas oficinas em torno de temas classificados como tabus, como sofrimento mental e suicídio. Quanto aos sentimentos evocados pelas atividades, destacam-se os de conforto, acolhimento e felicidade. Foi observado, também, que reflexões acerca da empatia nas relações interpessoais, do estímulo à solidariedade e à construção de plano de vida foram favorecidos com as oficinas. Conclui-se sobre a importância da promoção de habilidades sociais com alunos de grêmios do EM, de modo a torná-los multiplicadores no contexto escolar, utilizando uma comunicação mais efetiva, a resolução de conflitos de maneira construtiva e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis e duradourosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-11-14
Como Citar
LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Oficinas de Habilidades Sociais com alunos de grêmios do Ensino Médio para promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 37, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.76929. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/76929. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.