Subindo o Morro Boa Vista para Plantar: uma nova forma de engajamento socioambiental?
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2022.74462Palavras-chave:
Educação ambiental, engajamento social, florestas urbanas, recuperação ambientalResumo
Em um cenário urbano, é um desafio construir uma relação entre jovens e o meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) se insere como uma alternativa no desenvolvimento de adultos com uma consciência ambiental nutrida durante sua formação. Partindo de uma visão de ressignificação do espaço urbano como parte do meio ambiente, este trabalho buscou usar uma ação de reflorestamento de área degradada em meio ao tecido urbano (Morro Boa Vista, Niterói, RJ), como uma ferramenta de engajamento de jovens de 16 a 24 anos em ações de cunho socioambiental, com o viés de reapropriação de áreas verdes e, consequentemente, da valorização do serviço ambiental prestado por estes espaços. Jovens moradores das comunidades do Preventório, Cavalão, Morro do Estado, Morro do Arroz, São José, Vital Brazil e Souza Soares participaram de atividades coordenadas por alunos do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante o período de janeiro a março de 2021. A realização de atividades práticas, que convidam os participantes a “colocarem a mão na massa” (plantio de mudas) e o uso de ambientes alternativos (diferentes das usuais salas de aula) se mostraram como pontos assertivos no engajamento. Além da percepção de se ver como agente de transformação da sua realidade, a divulgação das ações nas mídias sociais pelo próprio público alvo das ações se revelou como a maior fonte de pertencimento, pois há um reforço positivo do seu empenho na preservação do meio ambiente percebido a partir do compartilhamento de sua participação com seu próprio grupo social.Downloads
Publicado
2023-05-23
Como Citar
ROCHA, Jéssica Raposa; TEIXEIRA, Marcos. Subindo o Morro Boa Vista para Plantar: uma nova forma de engajamento socioambiental?. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 33, p. 1–13, 2023. DOI: 10.12957/interag.2022.74462. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/74462. Acesso em: 22 mar. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
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