Educação Sexual na formação de professores: o papel da extensão universitária no diálogo sobre as nuances da sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2024.67908Keywords:
Educação em sexualidade, Formação inicial e continuada, Liga acadêmica.Abstract
Nos últimos anos, a extensão universitária, um dos pilares do tripé acadêmico nas universidades brasileiras, tem proporcionado a ampliação da cultura de criação de ligas acadêmicas para diferentes áreas do campo biomédico. Nesse contexto, a LESex – Liga de Educação Sexual da Uerj, atua desde 2015 no desenvolvimento de ações extensionistas voltadas para o debate sobre os múltiplos aspectos que envolvem a sexualidade humana. Este trabalho apresenta um relato dos grupos de estudo abertos ao público, realizados de forma remota, que possibilitaram aos professores em formação inicial e continuada um espaço de acolhimento, onde o diálogo sobre mitos e tabus ligados à sexualidade puderam ser debatidos de modo respeitoso e embasados cientificamente. Por fim, é discutida a relevância do debate e da troca de saberes sobre as três grandes temáticas abordadas nos 16 encontros realizados, a fim de proporcionar um olhar menos biologizante para as diversas nuances e perspectivas que abarcam a educação sexual.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2024-11-14
How to Cite
MELO, Beatriz dos Santos; MAGALHÃES, Vitória Areias; LAGE, Débora de Aguiar. Educação Sexual na formação de professores: o papel da extensão universitária no diálogo sobre as nuances da sexualidade. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 37, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.67908. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/67908. Acesso em: 2 may. 2025.
Issue
Section
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.