A extensão universitária em uma perspectiva de discentes de cursos das áreas tecnológicas

Autores

  • Wagner Ragi Curi Filho Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP https://orcid.org/0000-0002-8420-5710
  • Ana Beatriz Oliveira Silva Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Laura Gomes Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Marna Laís Bride Ventura Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Edgard Gregory Torres Saravia Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2022.65849

Palavras-chave:

diagnóstico, percepção dos estudantes das áreas tecnológicas, diretrizes da extensão, gestão da extensão

Resumo

Este artigo apresenta um diagnóstico sobre como discentes extensionistas de cursos das áreas tecnológicas compreendem a extensão universitária e suas diretrizes, a saber: dialogicidade; interprofissionalidade, indissociabilidade entre  ensino, pesquisa e extensão;    impacto    na    formação    do    estudante    e    impacto    na  transformação social. Para realização do trabalho foram analisadas 40 respostas de estudantes que participaram de ações de extensão no ano de 2020. Os estudantes responderam um questionário composto por perguntas objetivas e um campo para comentários. Todos os respondentes eram alunos de uma unidade acadêmica de cursos das áreas tecnológicas de uma universidade pública brasileira, situada no interior de Minas Gerais. As respostas foram agrupadas em nove blocos conforme organização do questionário, estruturado de forma pregressa à sua aplicação. Os resultados sugerem que a prática efetiva da dialogicidade ainda é um grande desafio para os estudantes, embora a comunicação seja de grande preocupação para os respondentes. Buscar desenvolvimento pessoal e técnico é uma das principais motivação para a participação de ações de extensão, apesar do foco no impacto na transformação social. Melhorar a comunicação deve ser um dos objetivos da gestão da extensão universitária, pois os meios institucionais não alcançam sequer a comunidade acadêmica, ainda que as redes sociais tenham ampliado esse alcance.

Biografia do Autor

Wagner Ragi Curi Filho, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, Mestrado em Engenharia de Produção, área de concentração Produto e trabalho pela UFMG. Graduado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto - Campus João Monlevade. Desde março/2019 ocupa os cargos de Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFOP em João Monlevade bem como o Coordenador do Centro de Extensão e Cultura de João Monlevade. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices de desempenho, competências, gestão de serviços, organização do trabalho, economia solidária, autogestão e avaliação de impacto de universidade na comunidade.

 

Ana Beatriz Oliveira Silva, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Estudante de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto.

Laura Gomes Fernandes, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto.

Marna Laís Bride Ventura, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto.

Edgard Gregory Torres Saravia, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Ouro Preto, presidente de colegiado da Universidade Federal de Ouro Preto e professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação Eletrônica, Membro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus - UFOP.

 

Downloads

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Curi Filho, W. R., Silva, A. B. O., Fernandes, L. G., Ventura, M. L. B., & Saravia, E. G. T. (2023). A extensão universitária em uma perspectiva de discentes de cursos das áreas tecnológicas. Interagir: Pensando a extensão, (34). https://doi.org/10.12957/interag.2022.65849

Edição

Seção

ARTIGOS