A extensão universitária em uma perspectiva de discentes de cursos das áreas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2022.65849Keywords:
diagnóstico, percepção dos estudantes das áreas tecnológicas, diretrizes da extensão, gestão da extensãoAbstract
Este artigo apresenta um diagnóstico sobre como discentes extensionistas de cursos das áreas tecnológicas compreendem a extensão universitária e suas diretrizes, a saber: dialogicidade; interprofissionalidade, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante e impacto na transformação social. Para realização do trabalho foram analisadas 40 respostas de estudantes que participaram de ações de extensão no ano de 2020. Os estudantes responderam um questionário composto por perguntas objetivas e um campo para comentários. Todos os respondentes eram alunos de uma unidade acadêmica de cursos das áreas tecnológicas de uma universidade pública brasileira, situada no interior de Minas Gerais. As respostas foram agrupadas em nove blocos conforme organização do questionário, estruturado de forma pregressa à sua aplicação. Os resultados sugerem que a prática efetiva da dialogicidade ainda é um grande desafio para os estudantes, embora a comunicação seja de grande preocupação para os respondentes. Buscar desenvolvimento pessoal e técnico é uma das principais motivação para a participação de ações de extensão, apesar do foco no impacto na transformação social. Melhorar a comunicação deve ser um dos objetivos da gestão da extensão universitária, pois os meios institucionais não alcançam sequer a comunidade acadêmica, ainda que as redes sociais tenham ampliado esse alcance.Downloads
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Published
2023-10-10
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CURI FILHO, Wagner Ragi; SILVA, Ana Beatriz Oliveira; FERNANDES, Laura Gomes; VENTURA, Marna Laís Bride; SARAVIA, Edgard Gregory Torres. A extensão universitária em uma perspectiva de discentes de cursos das áreas tecnológicas. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 34, 2023. DOI: 10.12957/interag.2022.65849. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/65849. Acesso em: 2 may. 2025.
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