Ensino de Programação para crianças com o uso da ferramenta Scratch

Autores

  • Franciely Alves de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Ivaldir de Farias Junior Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2023.65822

Palavras-chave:

Programação em blocos, scratch, crianças, Dr. Scratch.

Resumo

Contexto: Este trabalho relata uma experiência vivenciada em um curso de férias com alunos entre 9 e 12 anos, que durante 1 meses e 1 semana de aula, tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos de programação utilizando a ferramenta Scratch. Metodologia: Nas aulas foram realizadas atividades práticas com o uso dos blocos de programação na ferramenta Scratch, que possibilitaram o embasamento para o desenvolvimento de dois jogos lúdicos, que foram avaliados de forma automática através da ferramenta Dr. Scratch. Resultados esperados: O curso foi concluído com 11 alunos, e entre os resultados destaca-se a evolução do aprendizado no decorrer das atividades realizadas, já que os alunos não possuíam nenhum conhecimento prévio. Além disso, os resultados demonstram o quanto a avaliação automática é eficiente para visualizar a evolução do aprendizado dos alunos, e consequentemente adaptar as aulas para suprir alguma dificuldade que seja percebida a partir dos critérios avaliados. Conclusão:  Concluímos que o curso proporcionou um momento de aprendizado diferente, lúdico e dinâmico, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novos conceitos e apresentaram resultados significativos ao que foi proposto inicialmente no projeto.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

de Souza, F. A., & Junior, I. de F. (2023). Ensino de Programação para crianças com o uso da ferramenta Scratch. Interagir: Pensando a extensão, (35). https://doi.org/10.12957/interag.2023.65822

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA