Ensino de Programação para crianças com o uso da ferramenta Scratch
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2023.65822Palavras-chave:
Programação em blocos, scratch, crianças, Dr. Scratch.Resumo
Contexto: Este trabalho relata uma experiência vivenciada em um curso de férias com alunos entre 9 e 12 anos, que durante 1 meses e 1 semana de aula, tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos de programação utilizando a ferramenta Scratch. Metodologia: Nas aulas foram realizadas atividades práticas com o uso dos blocos de programação na ferramenta Scratch, que possibilitaram o embasamento para o desenvolvimento de dois jogos lúdicos, que foram avaliados de forma automática através da ferramenta Dr. Scratch. Resultados esperados: O curso foi concluído com 11 alunos, e entre os resultados destaca-se a evolução do aprendizado no decorrer das atividades realizadas, já que os alunos não possuíam nenhum conhecimento prévio. Além disso, os resultados demonstram o quanto a avaliação automática é eficiente para visualizar a evolução do aprendizado dos alunos, e consequentemente adaptar as aulas para suprir alguma dificuldade que seja percebida a partir dos critérios avaliados. Conclusão: Concluímos que o curso proporcionou um momento de aprendizado diferente, lúdico e dinâmico, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novos conceitos e apresentaram resultados significativos ao que foi proposto inicialmente no projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.