Amor, sexo e parto: um relato de uma experiência inovador acerca da sexualidade feminina durante o parto
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2022.63784Palavras-chave:
Sexualidade, Parto, Enfermagem, Educação em saúde.Resumo
Relatar a experiência e os significados da vivência em ações extensionistas acerca da associação do parto com a sexualidade feminina. Realizou-se dois eventos abordando a temática “amor, sexo e parto”, em ambiente virtual aberto, com abrangência nacional, envolvendo o público geral e estudantes de graduação, da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Participaram um total de 60 pessoas. O ponto de partida da reflexão foi o parto vaginal como um evento sexual e primitivo e as barreiras sociais e culturais, responsáveis pela sacralização da maternidade, incluído o parto. Após os eventos, observou-se uma ressignificação dos significados acerca da sexualidade durante o parto. Antes o processo de parto e nascimento eram compreendidos e romantizados como um evento isolado e livre de sexualidade, agora considera-se como comportamentos naturais e inerentes à fisiologia feminina. Portanto, embora haja uma complexidade na discussão sobre a sexualidade feminina durante o parto, o desenvolvimento de ações extensionistas contribuiu para a disseminação de conhecimento e na formação de profissionais de saúde com visões mais amplas e integrais sobre a sexualidade feminina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.