Projeto Labinter e a Contação de Histórias: Um Diálogo com a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2023.63091

Palavras-chave:

Educação Infantil, Contação de história, Encantamento.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência da contação de história na Educação Infantil, por meio de uma prática de extensão do projeto Labinter e tem como objetivo destacar a importância de atividades na Educação Infantil realizadas por meio de propostas, que promovam a contação de história tendo em vista os aspectos social e cognitivo, como também reforçando as intenções educativas e de aprendizagem da criança e seu desenvolvimento. Realizamos estudos de revisão de literatura subsidiada por artigos e livros. Trata-se de uma abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo da atuação pedagógica de estudantes inseridos no projeto de extensão dos cursos parceiros e professores de Educação Infantil. Para tanto, buscamos estabelecer uma interlocução inicial com autores como Abramovich1, Freire2, Kramer, Nunes e Corsino3, Furlan, Lima e Lima4, Góes5 dentre outros para se resgatar a importância da contação de história e o desenvolvimento infantil. Constatamos que o desenvolvimento da proposta, corrobora tanto com a formação inicial para a atuação na docência, quanto para a Educação Infantil na medida em que o planejamento e a execução das ações de contação de histórias se converte em narrativas formativas, diálogos entre crianças-crianças, professores-crianças, acadêmicos-professores e crianças e Universidade-projeto de extensão e Educação Infantil.

Biografia do Autor

Suelen Regina Patriarcha-Graciolli, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Camilla Ortega Flores Gomes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Acadêmica do Curso de Letras da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Gabriele Burgo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Graduada em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Ana Paula Gaspar Melim, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Doutora em Educação e docente do curso de Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Patriarcha-Graciolli, S. R., Gomes, C. O. F., Burgo, G., & Melim, A. P. G. (2023). Projeto Labinter e a Contação de Histórias: Um Diálogo com a Educação Infantil. Interagir: Pensando a extensão, (35). https://doi.org/10.12957/interag.2023.63091

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA