Projeto Labinter e a Contação de Histórias: Um Diálogo com a Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2023.63091Palavras-chave:
Educação Infantil, Contação de história, Encantamento.Resumo
Este artigo apresenta a experiência da contação de história na Educação Infantil, por meio de uma prática de extensão do projeto Labinter e tem como objetivo destacar a importância de atividades na Educação Infantil realizadas por meio de propostas, que promovam a contação de história tendo em vista os aspectos social e cognitivo, como também reforçando as intenções educativas e de aprendizagem da criança e seu desenvolvimento. Realizamos estudos de revisão de literatura subsidiada por artigos e livros. Trata-se de uma abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo da atuação pedagógica de estudantes inseridos no projeto de extensão dos cursos parceiros e professores de Educação Infantil. Para tanto, buscamos estabelecer uma interlocução inicial com autores como Abramovich1, Freire2, Kramer, Nunes e Corsino3, Furlan, Lima e Lima4, Góes5 dentre outros para se resgatar a importância da contação de história e o desenvolvimento infantil. Constatamos que o desenvolvimento da proposta, corrobora tanto com a formação inicial para a atuação na docência, quanto para a Educação Infantil na medida em que o planejamento e a execução das ações de contação de histórias se converte em narrativas formativas, diálogos entre crianças-crianças, professores-crianças, acadêmicos-professores e crianças e Universidade-projeto de extensão e Educação Infantil.Downloads
Publicado
2023-12-12
Como Citar
PATRIARCHA-GRACIOLLI, Suelen Regina; GOMES, Camilla Ortega Flores; BURGO, Gabriele; MELIM, Ana Paula Gaspar. Projeto Labinter e a Contação de Histórias: Um Diálogo com a Educação Infantil. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 35, 2023. DOI: 10.12957/interag.2023.63091. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/63091. Acesso em: 10 fev. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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