Extensão Universitária e o Desenvolvimento Rural
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2023.62822Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Extensão Rural, Políticas PúblicasResumo
A agropecuária é importante para a economia nacional, entretanto, a pobreza ainda é problema comum no meio rural brasileiro. A extensão universitária no meio rural permite benefícios mútuos para os municípios e a universidade. Assim, objetivou-se discutir como um projeto de extensão universitária atua na melhoria das condições de vida da população rural e nas habilidades dos estudantes. O projeto foi desenvolvido em parceria da Escola de Veterinária da UFMG e da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG. As principais ações foram assistência técnica aos sistemas produtivos, apoio na elaboração de leis e projetos para o meio rural e valorização do saber tradicional. O projeto atendeu tecnicamente 10,09% dos produtores em parceria com diversas secretarias em 18 comunidades municipais. Foi redigido e aprovado, em parceria com atores locais, as leis do Serviço de Inspeção Municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Foram realizadas reuniões comunitárias e organizado curso sobre utilização de plantas medicinais. Foram treinados três estudantes de pós-graduação e nove de graduação. As ações do projeto possibilitaram atendimento aos produtores rurais e melhorias nos sistemas produtivos. O apoio ao poder público com profissionais universitários de alta qualificação na elaboração de políticas públicas permitiu maior eficiência na aplicação de recursos voltados para o meio rural. A participação de estudantes na solução dos problemas do campo contribui positivamente para a formação discente. Conclui-se que a extensão universitária no campo permite benefícios mútuos para o setor agrário municipal e as universidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.