Jornal na Escola: Caminhos Metodológicos para Atuação frente aos Efeitos do Isolamento Social
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2022.61361Palavras-chave:
Jornal Escolar, Gêneros Jornalísticos, Letramento Digital.Resumo
O projeto de extensão Jornal na Escola desenvolve jornal escolar como forma de promover a atuação no espaço escolar e a participação na sociedade à medida que seus participantes são incentivados a realizar leitura crítica e produzir textos jornalísticos, compartilhando interesses, saberes e opiniões. Assim, para além do tradicional espaço da sala de aula, os estudantes podem se inserir em práticas discursivas em que seus textos cumprem objetivos sociodiscursivos. Essa perspectiva reflete a compreensão do conceito de gênero discursivo apresentado por Bakthin (2016) e desenvolvido por Marcuschi (2007, 2008 e 2010), como sendo uma ação discursiva para atuar no mundo, bem como a concepção de língua como espaço de interação, como propõe Geraldi (2012). Dentre as demandas da ação extensionista, o contexto de isolamento social deflagrou uma abrupta inserção nas mídias sociais, o que conduziu o projeto à reorientação metodológica a fim de integrar a comunidade virtualmente, servindo de apoio e espaço de reflexão sobre vários temas oriundos das vivências desse contexto recente; desenvolver estratégias de letramento digital, reconhecendo em cada mídia seus recursos e suas intenções comunicativas; e construir práticas pedagógica em torno do jornal, um mosaico de gêneros construído a partir da interação com seu público em situações do cotidiano.Downloads
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Publicado
2023-05-23
Como Citar
XAVIER LIMA, Alexandre; DE OLIVEIRA CASTILHO PEREIRA, Angélica; DA SILVA COSTA ANDRÉ, Karine. Jornal na Escola: Caminhos Metodológicos para Atuação frente aos Efeitos do Isolamento Social. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 33, p. 14–27, 2023. DOI: 10.12957/interag.2022.61361. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/61361. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
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